quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DO PRECONCEITO A SALVAÇÃO

No evangelho de João, capítulo 4, dos versos 1 ao 15 lemos o intrigante encontro de Jesus com a mulher samaritana, texto bem conhecido dos leitores da Bíblia.
Como vivia esta mulher em sua comunidade e como ela era olhada na sociedade?
a) Ela era discriminada por ser mulher (verso 27);
b) Era discriminada pelos judeus por ser samaritana (verso 9);
c) Era rejeitada pelos samaritanos por ter vida sexual irregular (verso 18).
O texto comenta que ela ia buscar água ao meio-dia (hora sexta - verso 6), para evitar de se encontrar com pessoas que iam e assim evitar falatórios a seu respeito ou olhares furtivos de condenação. Era comum buscar água pela manhã para os afazeres domésticos, mas a samaritana vivia se escondendo, fugindo pois tinha vergonha de si mesma. E uma pessoa nessas condições não faltam acusadores para deprimi-la  com olhares ou palavras.


QUAIS ERAM AS NECESSIDADES DA SAMARITANA
Primeiro - Ela precisava ter um encontro com Jesus para mudar sua vida
A iniciativa partiu de Jesus quando ele disse aos discípulos que era necessário passar por Samaria (verso 4). Não é pelo esforço humano que se encontra Deus, é ele que vem até nós para curar as nossas dores e sarar nossas feridas feitas pelo pecado.
Segundo - A partir daí, ela precisava conhecer Jesus em etapas e níveis revelador de conhecimento para uma mudança completa de vida e procedimento.


1.1 - RECONHECENDO QUE JESUS É MAIOR
"O Senhor é maior que o nosso pai Jacó"? (verso 12) - Jesus é maior. Uma ideia importante, porém vaga. A questão é a seguinte: Jacó tinha a referência de um poço, mas Jesus a referência de uma fonte. Qual é maior? Disse a samaritana: Jacó nos deu um poço, e o Senhor, o que tem que venha a ser maior do que este poço?
Era uma ideia importante, porém muito vaga. A samaritana era uma mulher religiosa, que como muitos, só tem religião e nada mais; vivem o fracasso, atolam-se em seus erros e pecados, tem suas consciências agravadas pelos erros e sabem que a religião não é suficiente para curá-las e tratá-las e vivem das migalhas do poço de sua religião (verso 5); não conhecem a Deus (verso 10) e vivem na insatisfação apesar de religiosos (sede, verso 13). Jesus nos deu uma fonte espiritual (verso 14), uma fonte viva, um verdadeiro manancial. Quem tem esta fonte dentro de si, não precisa depender de "poços" exteriores, sejam religião ou prazeres mundanos para ter alegria ou esperança. Só Jesus Cristo pode nos dar plenas paz e santo gozo.

1.2 - RECONHECENDO QUE JESUS É PROFETA (verso 19)
A samaritana, nesse versículo, teve uma ideia correta de Jesus, mas estava incompleta. Ele é muito mais que um profeta. Muitos, hoje, vêem Jesus como profeta, como mestre, filósofo, comunista, revolucionário, porém isso não os leva a lugar nenhum. Muitos valorizam os ensinamentos de Cristo e não a sua pessoa como Messias, Salvador, Senhor, Alfa e ômega, Princípio e Fim, Remidor e a única causa de nossa eterna salvação.


1.3 - RECONHECENDO QUE JESUS É O CRISTO DE DEUS (verso 29)
Esta é a conclusão indispensável para a vida de qualquer ser humano ao olhar para Jesus com os olhos da fé. Significa o reconhecimento de Jesus como a solução divina para a alma humana. Significa o reconhecimento de Jesus como o Salvador prometido.


1.4 - O RECONHECIMENTO TEM QUE TRAZER COMPROMETIMENTO COM JESUS - verso 15)
"Senhor, dá-me sempre dessa água". Mesmo sem ter ainda pleno entendimento, a samaritana quis o que o Senhor oferecia. Não adianta reconhecer e não se comprometer. Não basta ser envolvido, tem que ser comprometido com Jesus em sua obra redentora. Somos transformados de glória em glória a imagem de Jesus. Esse processo começa na conversão para nunca mais acabar, nem aqui e nem na eternidade, pois Jesus Cristo é uma fonte inesgotável que nos faz saltar para a vida eterna.


TESTEMUNHANDO AOS OUTROS A RESPEITO DE JESUS (versos 28-29)
"A mulher foi e anunciou em Sicar sobre seu encontro com Jesus". Ela quebrou seu estado de isolamento social, deixou para trás de si o cântaro e foi evangelizar. Muitas coisas são deixadas para trás quando entregamos nossas vidas ao Senhor Jesus. O resultado na vida da mulher samaritana foi que, de mulher de vida fácil, foi elevada a missionária da mensagem do evangelho.
Outrora a samaritana vivia de história e se alimentava de passado. No verso 12 ela disse a Jesus: "O nosso pai Jacó nos deu esse poço..." ou seja. ela estava presa ao passado, a antigas tradições. Ela vivia da experiência que Jacó havia tido com Deus. A água do poço de Jacó pode representar a experiência do patriarca com Deus. Foi legítima e exemplar, mas era uma experiência pessoal e não servia para a samaritana. Não era satisfatória e não atendia aos seus anseios espirituais. Não viva a base de experiência dos outros, tenha a sua com Deus. Não basta, somente, conhecer a história de Jesus mas é preciso conhecer o Jesus da história, ter um encontro com ele e ver sua vida mudada completamente.


A SAMARITANA LANÇAVA SUA ESPERANÇA PARA UM FUTURO DISTANTE (verso 25)
"Quando o Messias vier nos anunciará todas as coisas..." Enquanto ela vivia sua vida toda irregular, cheia de medo, preconceitos, em fuga consigo mesma, sua espectativa  estava no futuro. Sua vida presente estava comprometida. Dizia ela: "Não tenho marido" ( vs. 17). Talvez isso não seja problema para algumas pessoas hoje, mas, naquelas circunstâncias, representava um fracasso de uma vida. Além disso, não sabia onde adorar. Estava espiritualmente desorientada.


A PROPOSTA DE JESUS (verso 23)
"A hora vem, e agora é". O tempo para a experiência com Deus é agora! Não é no futuro, nem amanhã. É hoje! O tempo urge e não podemos perder a oportunidade do encontro.Lembre-se: Jesus foi a Samaria porque era necessário passar por lá. Por quê? Porque ele tinha que ter um encontro coma alguém que era repudiada por quase todos, mas que no fundo esperava o Messias, e ele se revelou a ela. Não é lindo como Deus sabe exatamente o que queremos  o que pensamos e o que desejamos? Leia Salmo 139 e tire sua conclusão.
Não fique aí dependendo da água dos outros, da experiência dos outros como a samaritana vivia da experiência de Jacó. Corra direto à fonte que é Jesus.
Está escrito em Hebreus 4.7: "Se ouvirdes, hoje, a voz do Espírito, não endureças o teu coração..." Jesus fala a cada um de nós agora. Em João 4, Jesus não está pregando para uma multidão, mas para uma simples e desprezada mulher. Aprendemos com isso que o Senhor sempre destacou o valor de uma alma não importando quem seja ou o que esteja fazendo porque quando ele entra em cena, tudo muda, tudo se transforma e nunca mais nada será como era antes.
A samaritana foi encontrada por Jesus, conheceu a Jesus  se comprometeu com Jesus e testemunhou de Jesus. Que eu e você digamos: "Senhor, dá-me de beber dessa água". A mesma promessa feita por Jesus a samaritana é para mim e para você também. "Mas aquele que beber da água que eu lhe der, nunca mais terá sede. Deveras a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que jorre para a vida eterna". agora é com você...pense nisso!!!
Pr. Julio César M. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário