terça-feira, 13 de setembro de 2011

TESOURO NO CÉU - SEGURANÇA PARA O FUTURO

Tirando de Mateus 6:19-34 duas grandes lições  exposta por Jesus:

Primeiro - Nos versos 19 a 24 Jesus fala sobre ajuntamento de tesouro
Segundo - Nos versos 25 a 34 Jesus fala da ansiedade pelos suprimentos das necessidades.


1) - VAMOS COMENTAR SOBRE OS VERSOS 19 A 24 - AJUNTANDO TESOURO
Neste trecho da Bíblia encontramos alguns dos conceitos mais difíceis de se cumprir do sermão do Monte. Para tal, requer uma absoluta fé em Deus e o abandono da confiança em si próprio e nos recursos materiais concernentes a este mundo.
Jesus nos recomenda a guardar tesouro no céu. Interessante que ser providente é uma virtude que bem reconhecemos, mas nem sempre a cultivamos. A ansiedade com relação as coisas do futuro, e a ambiciosa preocupação de ajuntar tesouro terreno pode se tornar uma obsessão e fazer do crente um avarento de marca maior. Paulo diz em 1 Timóteo 6:10 que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males.
Bem, então vamos dicotomizar essa linha de raciocínio de Jesus:
a) Se Jesus nos orienta a ajuntarmos nosso tesouro no céu é porque aqui não há segurança alguma. É só vermos os noticiários de cada dia e o que tem de sequestro, roubo em saída de bancos (a famosa "saidinha"), explosão a caixa eletrônicos e etc e tal... Tudo que adquirimos aqui está sujeito, como Jesus adverte, a traça, ferrugem, desfalques, roubos e homicídios provenientes de assaltantes.

b) Por melhor que guardemos ou empreguemos nossas economias, elas estão sujeitas a estar fora de controle. Haja vista o que aconteceu nos Estados Unidos da América quando o setor imobiliário faliu. Milhões de pessoas perderam em poucos dias bilhões de dólares e diversas instituições foram a falência, pessoas morreram e outras adoeceram em decorrência da perda de suas economias. Países foram afetados e suas economias sofreram uma avalanche de perdas sem precedentes.Porém o tesouro que ajuntamos no céu estará seguro, não é perecível e está fora de especulações financeiras e de agentes daninhos e de possíveis quebradeiras como acontecem no mundo em que vivemos.
Geralmente nos preocupamos muito quando se trata de onde estamos guardando nosso tesouro. Se estivermos com os olhos voltados para as riquezas deste mundo, por certo que os interesses materiais serão colocados em primeiro plano em nossas vidas; se estiver no céu, os interesses, então, estarão nas coisas celestiais.
c) Deixar de se dedicar ao acúmulo de bens e riquezas materiais para construir um tesouro nos céus requer uma mudança total de visão das coisas.
Fica, praticamente, difícil para um cristão dedicar-se ao acúmulo de riquezas e ao mesmo tempo servir a Deus. Como Jesus diz: é querer servir a dois senhores. Daí, um terá a primazia em detrimento do outro. Como Deus teria que vir em primeiro lugar e muitas das vezes não vem porque em muitos corações cristãos, Mamom já assumiu a primazia há muito tempo.

2)  - COMENTANDO OS VERSOS 25 A 34 - ANSIEDADE PELOS VALORES MATERIAIS
Sabemos que o Senhor Jesus se preocupa com nossas necessidades diárias e é legítimo trabalharmos pelo pão de cada dia. Buscar através do trabalho os devidos recursos é correto e justo. Em 2 Tessalonicenses 3:10 está dito que: "se alguém não quiser trabalhar, não coma também".
O que acontece é que muitos cristãos ficam, exageradamente, ansiosos pelo futuro, achando que um dia poderá  faltar o conforto, o alimento, o vestuário, o dinheiro ou outra coisa qualquer.
Quando agimos assim, negamos a nossa confiança em Deus que pode nos provê e isso faz com que gastemos toda nossa energia em buscar segurança nos tesouros aqui do mundo. E isso tem levado muito cristãos a um nanismo espiritual.
Nos capítulos de 5,6 e 7 de Mateus, Jesus enfatiza que o homem é muito valioso para ele. Somos filhos de um Pai que supre tudo em todos. Jesus afirma que se Deus cuida muito bem dos animais, quanto mais dos seus filhos.
Os que sofrem de ansiedade pelo futuro acabam ofendendo a Deus.A ansiedade pelo futuro não passa de futilidade. A ansiedade traz prejuízo a alma. Jesus disse que ninguém pode acrescentar alguns centímetros à sua estatura por mais que se preocupe.
A recomendação de Jesus é a seguinte: "Buscai, primeiramente, o Reino de Deus e a sua Justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas", ou seja, priorizar a nossa confiança em Deus e entregar a ele nosso futuro, certo de que ele proverá as nossas necessidades diárias de que tanto precisamos.
Jesus foi bem enfático: a promessa é que todas as nossas necessidades materiais serão providas  por Deus. Pare de ficar olhando o futuro e viva o presente seguindo a orientação de Jesus. Viva, intensamente o Reino de Deus e sua justiça e ele te abençoará e te dará providência para sua vida diária. Não coloque a carroça na frente dos burros se não irá ser um desastre na sua vida.
O nosso futuro está nas mãos do competente Deus. O Senhor é a nossa "PREVIDÊNCIA SOCIAL", o nosso 'SEGURO DE VIDA', e a chegada merecida ao lar (a Cidade Santa) para um merecido gozo eterno. Lá estaremos com ele, sem dor na alma, sem choro agonizante e sem lágrimas angustiantes. " lá está o meu tesouro/lá aonde não a choro/onde todos, cantaremos juntos,hinos de louvo, ao Senhor.../ Lembro-me desse louvor e como soa doce ao meu coração.
Queridos irmãos, trabalhemos para o presente e não nos inquietemos pelo futuro, pois nosso futuro está seguro nas mãos de Deus. Vivamos cada dia na fé e providência divina, colocando, como prioridade, o Reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar e sendo bons profissionais e nos contentando com nossos soldos, afinal de contas, como disse Jesus: basta cada dia o seu mal!
Abraços em Cristo Jesus
Pr, Julio César M. Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário