quarta-feira, 7 de setembro de 2011

MILAGRES OU AUTO-SUGESTÃO

Na segunda-feira, no dia 5 de setembro, as 21:30 horas, eu, minha esposa e meu filho caçula fazíamos o culto doméstico que havíamos denominado: "Eu, Jesus e a minha Família". Como de hábito, fazemos um período de louvor, com três cânticos e logo após uma leitura do evangelho. E neste dia, estávamos lendo o capítulo 12 de Mateus. Nós dividimos o capítulo em três partes e, cada um leu uma parte e, depois, colocamos nossos pedidos de oração e fazemos a intercessão e agradecimentos finais. Mas, quando coube a mim, ler porção que ia de Mateus 12: 18 até 35, fiquei atento aos versículos 20,21 que diz "Não esmagará a cana quebrada e não apagará o morrão que fumega, até que faça triunfar o juízo. E, no seu nome os gentios esperarão". Conforme vemos no seguimento do livro de Mateus, que trata sobre a revelação do Rei e seu reino, os capítulos 12 e 13 são eventos que acontecem em momentos cruciais do ministério do Senhor Jesus. Vemos que a rebelião contra Jesus adquire mais força. A resistência farisaica já havia iniciado com João Batista (11:1-19), e continuava no ministério de Jesus. Embora presenciasse obras poderosas (11:20-30), passam a discutir com Jesus sobre questões como a guarda do sábado e até o acusam de ter ligações com Satanás. Embora sejam esses capítulos cheios de conflitos, pude observar em alguns versículos algo que me chama atenção. Nos dias atuais, vemos uma propaganda exacerbada de curas, milagres e maravilhas. No verso 15, do capítulo 12, Mateus registra que: "Jesus, sabendo disso, retirou-se dali, e acompanhou-o uma grande multidão de gente, e Ele curou a todos".
Antes de analisar o texto em Mateus 12:20 e 21, quero comentar, primeiramente, sobre a questão de como Jesus curava multidões de toda sorte de enfermidades em contraste   como os neopentecostais que  hoje usam mais de auto-sugestão do que de ação sobrenatural da fé. Observemos os fatos:
1ª  PONDERAÇÃO
Na segunda acusação dos fariseus feita a Jesus eles afirmavam que o Mestre quebrava a guarda do sábado com suas realizações de milagres, sendo isso, para eles, um pecado grave. Jesus, usa a lógica para mostrar o quanto estavam errados, pois eles cuidavam de seus rebanhos no dia de sábado. O que o Mestre tenta explicar é que mais vale uma vida humana restaurada do que muitos rebanhos. No verso 14 os fariseus maquinam assassinar Jesus. Ele, então, saiu de lá. Afastado da comunidade, num lugar ermo, Jesus cura a todos que o seguiram, necessitados de reabilitação.
a) A Antítese dos Milagreiros Atuais
Estava assistindo um programa na mídia chamado "SHOW DA FÈ". (bem, eu sei que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem (Hb 11:1), mas ser show?... Show de que? Do homem? Da sua vaidade? Da sua imagem idolatrada por muitos? Num dado momento, uma senhora é convidada a subir no palanque, soltar uma muleta e, caminhar em meio a clamores e orações. Percebi que ela andava com muita dificuldade e mancava bastante, mas, por ter largado a muleta a turba ia ao delírio. No capítulo 12 de Mateus Jesus cura, de forma surpreendente um homem que tinha a mão mirrada, ou seca, ressequida, definhada e, diz o texto:...Então disse àquele homem:Estende a mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra  (verso 13) O que observamos no Evangelho é que, enquanto Jesus curava de forma surpreendente e na maioria das vezes  em lugares afastados  e pedia, como diz o texto no verso 16 " E recomendava-lhes, rigorosamente, que o não descobrissem", hoje, vemos outdoor com fotos de milagreiros estampados dispostos em lugares de grandes visibilidades. Totalmente contrário a atitude de Jesus. Veja o que diz o verso 19 "Não contenderá, nem clamará, nem alguém ouvirá pelas ruas a sua voz". É só examinar a Bíblia e confrontar com as atitudes desses neopentecostais e você verá que tem algo estranho, muito estranho com o que se prega e se crê nesses movimentos "suspeitos" que para mim é mais um "caça-níquel" de oportunistas que muito se enquadra no que diz Paulo em 2 Timóteo 3:1-8: " ...porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos...tendo aparência de piedade mas negando a eficácia dela...que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade...e, como Janes e Jambres, resistiram a Moisés, assim estes também  resistem a verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto a fé..."
O que vejo nessas concentrações, na maioria dos casos, são pessoas sendo induzidas a auto-sugestão e não ao mover da fé. O propósito dessas "cruzadas" está claro e evidente é tornar-se conhecido na mídia e assim adquirir fortunas através de doações que nunca são prestada contas e os investimentos oriundos dessas arrecadações são, como diz o apóstolo Paulo, usados egocêntricamente, porque são avarentos e amantes de si mesmos.
Há uma aberrante diferença de comportamento de Jesus com os que se dizem, hoje, seus seguidores. Basta alguns momentos de estudo, análise e reflexão para se reconhecer um perfeito lobo em veste de ovelha que não tem poupado o rebanho de Deus.

Continuarei com a 2ªPONDERAÇÃO no próximo comentário para não ficar muito extensivo. Estarei finalizando  comentando Mateus 12:20,21.
A Deus, toda Glória!
Pr. Julio César Martins Pereira

Um comentário:

  1. Olá, tenho uma dúvida, sobre a auto sugestão, sou cristão, comecei a estudar para vestibulares, e acabaram me apresentando livros de meditaçao e auto sugestão, para me ajudar na concentração e também na auto estima em relação a prova, me sentir confiante, e dá mais forças para o estudo, e não "procrastinar", mas eu creio que Cristo pode me ajudar com tudo isso, mas eu testei e está funcionando, mas não me sinto bem pois não sei o que a biblbí fala sobre isso.

    ResponderExcluir